terça-feira, 1 de abril de 2008

Paula Brito (1809-1861), editor-impressor, por Mello Moraes Filho

*
......
Abrindo mão dos favores do throno, mestre da arte typographica do Sr. D. Pedro II, a sua lyra vibrara o Hymno da Acclamação desse soberano, cuja cabeça se destaca, ao luar dos cabellos brancos, em um fundo de ouro e de soffrimento em nossa historia nacional.

Durante o periodo romantico, a famosa loja congregava os poetas da nova escola, tornando-se exclusivo nucleo dos porta-vozes desse movimento litterario, taes como Magalhães, Gonçalves Dias e Porto-Alegre, seguidos de Macedo, Teixeira e Souza etc., que, simultaneamente, ou em épocas truncadas, discutiam a plastica do verso, architectavam poemas, afinavam pelo nosso sentir ou pela natureza selvagem e nacionalismo de suas composições.

E quantos não deveram ao typographo-editor fecundas animações, o enfeixamento em volume de esplendidas producções, que figuraram successivas nas estantes e nos mostradores daquella livraria? Que o digam os collaboradores da Marmota, do Guanabara e outros periódicos; que o respondam Teixeira e Souza, Martins Penna, Joaquim Norberto, Machado de Assis, Constantino Gomes de Souza, Bruno Scabra e a pleiade gloriosa das vocações de outr’ora, que encontrvam em Paula Brito um ponto de vista ás suas aspirações, um guia confiante a remontadas eminencias.
..............
Da arte typographica no Brasil foi elle o mais legitimo representante, a mais transcendente irradiação.
*
Conheça um pouco mais, rara leitora, da trajetória de Paula Brito, o paradigma dos impressores-editores brasileiros e uma das mais notáveis personalidades de nossa história editorial:

Leia na rede:

A íntegra do artigo de Mello Moraes Filho, publicado em 1904, no livro Artistas do meu tempo, Rio de Janeiro: H. Garnier, 1904, p. 9-20,
Clique em: http://picasaweb.google.com.br/anibalbraganca/PaulaBritoPorMelloMoraesFilho

e o artigo:

“Introdução à História Editorial Brasileira”, de Aníbal Bragança publicado em Cultura, Revista de História e Teoria das Ideias, Vol. XIV, II série, 2002, Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), p. 57-83,
nos Arquivos do e-grupo Cultura Letrada.

Clique em http://groups.google.com/group/cultura-letrada/files

Leia também o livro de:
GONDIM, Eunice Ribeiro. Vida e obra de Paula Brito. Iniciador do movimento editorial no Rio de Janeiro (1809-1861). Rio de Janeiro: Brasiliana, 1965.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do blog e do texto sobre Paula brito. Estou fazendo minha monografia sobre os primeiros jornais da imprensa negra no Rio de Janeiro. Gostaria de saber como consigo este livro indicado, referente à vida e à obra de Paula Brito por Eunice Ribeiro Gondim. Parabéns pelo trabalho. Meu e-mail, caso queira responder: t84barros@yahoo.com.br

Aníbal Bragança disse...

Obrigado pelo seu comentário. Vou enviar-lhe mensagem dando a indicação solicitada.
Cordialmente,
Aníbal Bragança