segunda-feira, 28 de abril de 2008

Aníbal Bragança: O pretérito futuro do livro




Foto 1: Mesa com Gilson Rangel Rolim, Antônio Soares de Oliveira, Jorge Fernando Loretti, Aníbal Bragança, Carlos Silvestre Mônaco e Wanderlino Teixeira Leite Netto. De costas, Sávio Soares de Sousa. Foto 2; na platéia, Roberto Kahlmeyer-Mertens, Sávio Soares de Sousa, Márcia Pessanha e Luís Antônio Pimentel, de camisa asul, que gravou em áudio as intervenções sobre o tema. As fotos são da câmera de Roberto Kahlmeyer-Mertens, autor de Verdade-Metafísica-Poesia. Um ensaio de filosofia a partir dos haicais de Luís Antônio Pimentel, Nitpress, 2007.
No dia 16 do corrente mês de abril, a partir da iniciativa do acadêmico Gilson Rangel Rolim, foi realizada mesa-redonda na Academia Niteroiense de Letras para discutir “O futuro do livro face às inovações tecnológicas”. Da mesa fizeram parte o escritor Wanderlino Teixeira Leite Netto, o livreiro Carlos Silvestre Mônaco e este blogueiro, que apresentou uma síntese de seu artigo “O pretérito futuro do livro”, nascido de uma palestra que fez no II Congresso de História do Livro e da Leitura, realizado na Unicamp, e publicado no livro Cultura letrada no Brasil, objetos e práticas, organizado por Márcia Abreu e Nelson Schapochnik, p. 487-498, editado pela Mercado de Letras e Associação de Leitura do Brasil, ambas de Campinas, com apoio da Fapesp, em 2005.

As discussões foram acaloradas, embora, como seria de esperar em uma academia de letras, a tônica tenha sido a de confiança na permanência do livro impresso em nossas vidas e na sociedade. Estiveram também na mesa (ver fotos), além dos convidados e do mediador Gilson Rangel Rolim, Antônio Soares de Oliveira, primeiro secretário, e Jorge Fernando Loretti, presidente da ANL.

Presentes, prestigiando o evento, vários acadêmicos, escritores niteroienses e outros interessados no tema. A reunião durou cerca de 150 minutos e, ao encerrar-se, ficou evidente que estávamos numa casa que cultua o livro e a leitura, embora o encerramento, a cargo do presidente Loretti, tenha apontado para além da galáxia de Gutenberg! Foi intensamente aplaudido.

Para ler a íntegra do artigo “O pretérito futuro do livro”, acesse
http://picasaweb.google.com.br/anibalbraganca/OPretRitoFuturoDoLivroPorAnBalBraganA
ou
http://groups.google.com/group/cultura-letrada/files

Nenhum comentário: