Repasso-lhe, rara leitora, esta mensagem comemorativa:
A busca de conhecimento por meio da leitura tem de tornar-se uma prioridade e deveria ser incrementada logo na infância. Desde muito cedo se incute nas crianças tailandesas o desejo de conhecimento pela leitura, com base numa tradição e numa cultura sublimes.Os pais são os primeiros professores das crianças e os monges tornam-se os principais mentores da sua orientação e educação, intelectual e mental, tanto no que respeita aos assuntos do mundo como no tocante aos valores espirituais. Encontrei inspiração para a minha ilustração em ancestrais tradições do meu país. Por um lado, a tradição de contar histórias às crianças, por outro, a de aprender pela leitura de inscrições em folhas de palmeira e em tabuinhas que se destinam exclusivamente a ser lidas. As narrativas escritas em folhas de palmeira provêm da tradição budista. Contam a vida de Buda e recontam histórias das jatakas (fábulas e parábolas), com a nobre intenção de cultivar as mentes jovens e de lhes instilar fé, imaginação e um sentido moral.
Chakrabhand Posayakrit Tradução: José António Gomes
Chakrabhand Posayakrit nasceu em 1943, em Banguecoque. Formou-se em Pintura pela Universidade de Silpakorn, em 1968, e ensinou na Faculdade de Artes Decorativas da mesma universidade. Doutorou-se em Artes pela Universidade de Chulalongkorn, em 1989, e, actualmente, dedica-se, por inteiro, à sua criação artística.
Mensagem do IBBY (International Board on Books for Young People)
Em Portugal: APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil)
Mais informações:
Direção Geral dos Livros e das Bibliotecas (de Portugal)
http://www.iplb.pt/pls/diplb/!get_page?xid=2319
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
OI Anibal,
POr uma coincidência caí aqui no seu blog e ADOREI!! Concordo que a leitura deva ser incentivada desde pequenos e que as crianças são excelentes leitoras das múltiplas realidades... Como vi seu interesse pela História da Leitura e da Imprensa, gostaria de dividir com vc as minhas impressões... sou autora do livro "Imprensa e Poder na Corte joanina: a Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821)", publicada em março pelo Arquivo Nacional. Se quiser, dê uma olhadinha... podemos conversar bastante a respeito do papel da imprensa e da leitura!! Adoro!
Um grande abraço,
Juliana Gesuelli Meirelles
Postar um comentário