domingo, 20 de julho de 2008

Sobre as “afamadas officinas dos Sñrs. G. Leuzinger & Filhos d’esta Côrte”

“O chefe d’esta firma, George Leuzinger, respeitavel ancião de 72 annos de idade, nasceu em Outubro de 1813 na aldeia de Mollis, cantão de Glaris, Suissa, e chegou ao Rio de Janeiro em 20 de Dezembro de 1832.

Começou a sua vida commercial como empregado de seu tio, na casa importadora e exportadora – Leuzinger & Cia. – por elle proprio liquidada em 1840.

Nesta mesma data, o Sñr. George Leuzinger fez acquisição do estabelecimento de papelaria e encadernação do Sñr. Bouvier, á rua do Ouvidor nº 36, casa que ainda hoje occupa.

Foi em 1848 que este notavel industrial, reconhecendo a falta de uma officina de gravura e estamparia, envidou todos os recursos de que podia dispôr naquella epoca e conseguiu mandar vir da Europa o material e pessoal indispensaveis para esse fim.

De facto, com grandes sacrificios, obteve apresentar trabalhos satisfactorios, sendo, depois de algum tempo, coadjuvado por aprendizes nacionaes. Em 1860, porém, viu-se na necessidade de fechar a sua officina, porque o seu melhor gravador fôra levado para a Casa da Moeda.

Em 1853 comprou o Sñr. Leuzinger a typographia franceza do Sñr. Saint-Amand, a qual compunha-se de 3 prélos manuaes e algum typo de máu e velho gosto, único então usado no Rio de Janeiro. Prosseguindo no desenvolvimento de seu negocio, a par de seu genio reformador e progressista, o Sñr. Leuzinger, por intermedio do honrado Sñr. Fletcher, em 1858, importou dos Estados Unidos os primeiros prélos e typos americanos, com que operou uma completa transformação na industra typographica brazileira.

Seus trabalhos para o commercio e administração publica, d’aquelle anno em diante, attestam os seus esforços, as suas glorias, e a honra indisputavel que lhe cabe na introducção d’este melhoramento.

No anno de 1872 o Sñr. Leuzinger deu á sua officina o desenvolvimento que hoje possue. O seu material compõe-se de 19,0000 kilos de typos americanos de primeira qualidade, 1 motor a gaz da força de 4 cavallos, e 10 prélos mechanicos dos melhores fabricantes. O pessoal é representado por 51 artistas compositores e impressores, pela maior parte nacionaes, e discipulos da propria casa.

A esses e a outros factos, assim como á sua reconhecida probidade, intelligencia, actividade e dedicação ao trabalho, deve o Sñr. Leuzinger o conceito e fama de que gozam os artefactos sahidos de sua casa, presentemente conhecida em todo o Imperio.

A firma social d’esta casa é representada pelo Sñr. George Leuzinger e por 3 filhos seus, desde 1872.”

Este texto foi retirado do Catálogo de Cimélios da Biblioteca Nacional, organizado sob a direção de João Saldanha da Gama e publicado em 1885 (ver abaixo a indicação bibliográfica). Faz parte do verbete nº 210 dedicado aos Annaes da mesma instituição, p. 405-407, privilegiando as matérias constantes do 6º volume desses anais, o qual também se destaca por sua “nitidez e elegancia da execução typographica” feita pela casa Leuzinger, a mesma que imprimiu o Catálogo.

Entre aspas, o texto pode indicar ser “institucional”. Entretanto, sua transcrição no Catálogo lhe confere a credibilidade dada pelo organizador e pela Biblioteca Nacional, além da aprovação da própria empresa, que o imprimiu. Cremos assim, raro leitor interessado em história editorial brasileira, ser o texto uma fonte primária relevante sobre uma das mais importantes editoras-impressoras do país no século XIX, apreciada pela elevada qualidade gráfica de suas edições. Você, rara leitora, conhece alguma delas?


Fonte: João Saldanha da Gama (dir.). Catalogo da Exposição Permanente dos Cimelios da Bibliotheca Nacional. Rio de Janeiro: Leuzinger, 1885

PS1:
Aproveitamos para registrar que a Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro, através da Biblioteca Nacional Digital - http://www.bn.br/bndigital/pesquisa.htm -, oferece acesso livre, na rede, a todos os volumes, de 1876 a 2001, dos Anais da Biblioteca Nacional http://objdigital.bn.br/acervo_digital/anais/anais.htm .
Bendita invenção! Belo trabalho!

PS2:
Com muita satisfação registramos também que o Boletim Eletrônico da Câmara Brasileira do Livro - Edição nº 481 - Ano 11 - 18/07/2008 gentilmente deu esta "Dica de leitura":

Na onda de blogs relacionados ao livro, uma boa dica é o ler e escrever (http://ler-e-escrever.blogspot.com/), de Aníbal Bragança. Lá, o internauta pode compartilhar registros de leituras, críticas, propor discussões e iniciativas; contar coisas passadas e divulgar novidades. A história do livro e da leitura, notícias sobre livrarias, editoras, bibliotecas e políticas públicas para o livro e a leitura também são temas do blog.

Obrigado!

Dica: O Boletim Eletrônico da Câmara Brasileira do Livro é gratuito. Assine-o e receba informações sobre o mundo do livro no Brasil:
http://www.cbl.org.br/modules/mailing.php

Um comentário:

Henrique Chaudon disse...

Caro Aníbal:
Parabéns! Seu blog merece mesmo um destaque. Já conferi o endereço.
Abraço