domingo, 6 de julho de 2008

Luís Antônio Pimentel: Homenagem do Japão entregue na Assembléia Legislativa




Luís Antônio Pimentel recebe o Diploma de Honra ao Mérito em bela cerimônia na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. A seguir, cópia do diploma, onde se lê em japonês, o que foi traduzido como "Ao Sr. Luís Antônio Pimentel. Vossa Senhoria, ao longo de muitos anos, tem dedicado seus esforços para a promoção das relações de amizade entre o Japão e o Brasil. Em reconhecimento a sua inestimável contribuição, concedo a Vossa Senhoria o presente Diploma, com profundo respeito, neste Ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e do Ano de Intercâmbio Japão-Brasil. 18 de junho de 2008. Masahiko Koumura, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão. Abaixo, Pimentel, feliz à saída do Palácio Tiradentes, após a cerimônia realizada no último dia 30 de junho.
Fotos de Ricardo Hallais Walsh. Direitos reservados.



Luís Antônio Pimentel, 96, autor de Contos do velho Nipon, Namida no Kito, Tankas e Haicais, dentre outros livros, jornalista atuante na imprensa fluminense até hoje – mantém em A Tribuna e no Jornal de Icaraí a seção semanal Artes Fluminenses –, viveu no Japão durante 5 anos, de 1937 a 1942, para onde foi, com outro jovem, carioca, como os primeiros estudantes brasileiros que lá estudaram com bolsa do governo japonês. Tornou-se um apaixonado pela cultura japonesa e grande divulgador especialmente da sua literatura em nosso país.

Neste Ano de Intercâmbio Japão-Brasil, quando se comemoram os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, o trabalho incansável de Pimentel finalmente foi lembrado pelos governos. Foi agraciado com a Medalha do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, instituída pelo Decreto 6.474/08, da Presidência da República, e também pelo governo do Japão, que lhe fez entregar, através do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, um Diploma de Honra ao Mérito, assinado pelo senhor Masahiko Koumura, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão. Não estarão alheios, certamente, a esse duplo reconhecimento os senhores Sonia e Masato Ninomyia, figuras de destaque nas relações culturais entre os dois países.

A entrega deu-se em bela cerimônia ocorrida na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no Palácio Tiradentes, no último dia 30 de junho.

Para saber melhor como foi essa cerimônia, acesse o álbum de fotografias de Ricardo Hallais Walsh, aqui:
http://picasaweb.google.com/anibalbraganca/LuSAntNioPimentelHomenagemDoJapONoAnoDoCentenRioDaImigraAOJaponesaNoBrasi

Para conhecer o e-grupo Luís Antônio Pimentel, vida e obra, (em construção) acesse:
http://groups.google.com/group/luis-antonio-pimentel?hl=pt-BR

Para saber mais da obra de Luís Antônio Pimentel, leia Obras Reunidas, organizadas por este blogueiro, em 3 volumes, editadas pela Niterói Livros, em 2004. O mais recente livro de Pimentel, Haicais onomásticos, foi lançado em 2007 pela NitPress. Ambos podem ser solicitados à Livraria Ideal, em Niterói, telefone 55-21-2620-7361.

Nenhum comentário: