sábado, 24 de maio de 2008

Nova ortografia. Agitações no mundo da lusofonia... e prêmio!

Enquanto no Brasil o governo encaminha firmemente à sociedade, com eficácia e consistência, as mudanças na ortografia decorrentes da assinatura do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em Portugal, rara leitora, o mar está encrespado com os ventos provocados por alguns intelectuais e a preocupação dos editores; estão contra o acordo, já aprovado oficialmente.

Talvez mais interesses econômicos que a defesa da tradição dominem o debate, que se estende também para outros países lusófonos.

De minha parte torço para que se tenha a grafia comum, mesmo que com o oferecimento de opções de flexibilização em alguns poucos casos, em respeito à tradição, como está previsto.

Creio que todos tenham a ganhar, se for essa a questão. Mais que isso é saber que as normas ortográficas são mutáveis, basta olhar pra trás e consultar livros escritos no nosso idioma décadas ou séculos anteriores.

Para saber mais, sugiro que visitem a Revista Idiossincrasia do Portal Literal e leiam o artigo de Bruno Dorigatti: “A ortografia vai mudar. Uma conquista para a língua portuguesa, ganho ou prejuízo para o mercado editorial, mero jogo de interesses? Crescem as dúvidas e polêmica em torno do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”, que mostra bem o “estado atual das questões”, com linques para documentos de interesse.
http://portalliteral.terra.com.br/Literal/calandra.nsf/0/CE96BBD44A77E2C50325744A00665F46?opendocument&pub=T&proj=Literal&sec=Reportagens

Como experiência pessoal, vivida especialmente nas décadas de 1960-1970, registro que, quando era livreiro, lamentei muitas vezes não poder indicar bons livros para crianças às professoras e pais por causa da grafia portuguesa, diferente da ensinada na escola brasileira. Alguns poucos se animavam a comprar e a ler para seus filhos os maravilhosos livros de Sophia de Mello Brayner Andresen!

Aproveito para recomendar também outro artigo do Bruno Dorigatti sobre o Prêmio Leya (epa! os espanhóis estão aí, gente!) para romance inédito em língua portuguesa no valor de 100 mil euros!
http://portalliteral.terra.com.br/Literal/calandra.nsf/0/E2B5944F5642100803257410008298B3?opendocument&pub=T&proj=Literal&sec=Reportagens

Nenhum comentário: