domingo, 18 de maio de 2008

Conselho Municipal de Cultura, de Niterói, renovado!

Chegou-me do atento amigo Almir Miranda da Silva, notícia da recriação do Conselho Municipal de Cultura de Niterói (que acaba com o anterior). Segundo ele, o “processo já esta adiantado e não foi divulgado”, mas acredita que “temos algum tempo ainda para participar e conhecer nossos representantes”.

E você, rara leitora, o que acha?

Para facilitar, repasso o que recebi de informações:

O Conselho tem a seguinte atribuições:

"Art. 2º - O Conselho Municipal de Cultura é um órgão coletivo com a participação do Poder Público e da sociedade civil, que auxilia na elaboração e execução da política cultural do Governo Municipal, e que se fundamenta no princípio da transparência e da democratização da gestão cultural constituindo-se em instância permanente de intervenção qualificada da sociedade civil na formação de políticas de cultura".

Na próximo encontro serão fundadas as seguintes Câmaras:

* Produtores Culturais
* Instituições de Ensino Superior
* Serviço de Rádiodifusão
* Setor empresarial cultural e equipamentos locais
* Movimentos Sociais
* Artes cênicas
* Artes plásticas
* Cinema e vídeo
* Dança
* Literatura
* Música

Mais informações

http://www.culturaniteroi.com.br/conselho/

Próxima reunião

03/06/08 – 18h - Teatro Popular de Niterói

Mesa esclarecedora e fundação das Câmaras Setoriais

1º momento:

Inscrição dos participantes por área de interesse. Cada participante deve inscrever-se na câmara setorial da qual fará parte por todo o processo eleitoral e somente nela terá direito a candidatura e a voto.

2º momento:

Formação da mesa esclarecedora composta por um membro da comissão eleitoral e conselheiros de cultura de outras cidades (a confirmar).

3º momento:

Após o encerramento da mesa, serão fundadas as Câmaras Setoriais que terão como membros os inscritos por área de interesse. É nas Câmaras que serão eleitos os conselheiros e seus suplentes nos dois próximos encontros. A eleição obedecerá às regras a serem divulgadas pela
comissão eleitoral na ocasião.

Agradeço a Almir e espero que o raro ou rara leitora possa contribuir nesse processo que é de interesse permanente dos cidadãos niteroienses e não apenas, claro, dos atuais governantes, que, aliás, aparentemente, estão avançando com essa nova proposta de Conselho! Participe.

Um comentário:

Henrique Chaudon disse...

Caro Aníbal:
Boas falas!
Abraço, Henrique.