sábado, 8 de março de 2008

No Dia Internacional da Mulher, Florbela Espanca

Neste Dia Internacional da Mulher, hoje, serenamente, rara leitora, emergem em mim nomes, corpos e almas de mulheres que me deram a vida que sou e vivo. Da mãe às netas, passando por companheiras de vida e de trabalhos, esposas, amantes, namoradas, filhas, tias, irmãs, amigas, paixões: ardentes e platônicas, imaginárias, juvenis e maduras, calmas e procelosas, tristes e felizes - ai de mim, tantas!, todas me compõem: sois em mim, mulheres de minha vida.
E acaso serei em vós?

Ave, mulher!, com os belos versos de Florbela Espanca.


O nosso livro

A A.G.

Livro do meu amor, do teu amor,
Livro do nosso amor, do nosso peito...
Abre-lhe as folhas devagar, com jeito,
Como se fossem pétalas de flor.

Olha que eu outro já não sei compor
Mais santamente triste, mais perfeito
Não esfolhes os lírios com que é feito
Que outros não tenho em meu jardim de dor!

Livro de mais ninguém! Só meu! Só teu!
Num sorriso tu dizes e digo eu:
Versos só nossos mas que lindos sois!

Ah! meu Amor! Mas quanta, quanta gente
Dirá, fechando o livro docemente:
"Versos só nossos, só de nós os dois"!..."


Fanatismo

Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

"Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio e Fim..."


Os versos que te fiz

Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer!
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!

Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz!

Amo-te tanto! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!

In Sonetos, de Florbela Espanca, S. Paulo: Difel, 1983.

Nenhum comentário: