quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Uma Ilha de Leitura, de Felipe Matos

O livro Uma Ilha de leitura: notas para uma história de Florianópolis através de suas livrarias, livreiros e livros (1830-1950), de FelipeMatos, editado pela Editora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) www.editora.ufsc.br , é, segundo o autor, uma “introdução ao tema da circulação da cultura letrada na ilha de Santa Catarina”.

Na apresentação, a professora Maria Teresa Santos Cunha, da UESC, afirma que “é obra de extrema sutileza e exigência, onde o senso crítico nunca se dissociou da ternura e onde a liberdade permanente não dispensou jamais os rigores e as riquezas do diálogo histórico”. Diz ainda que esta obra “foi construída lenta e continuamente em um longo perambular do seu autor por variados arquivos, bibliotecas, leituras, conversas”, sendo “uma criteriosa pesquisa que apresenta uma cartografia possível para uma história editorial da cidade de Florianópolis (a partir de Desterro), mapeando suas tipografias, livrarias, livreiros e livros”.

Leia a íntegra do texto de Maria Teresa Santos Cunha, “De tipografias, livrarias e livros: viagens por mundos e fundos”, acessando os Arquivos do e-grupo Cultura Letrada:
http://groups.google.com/group/cultura-letrada

O lançamento, em Florianópolis (SC), ocorrerá nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, a partir de 19h, na Patropi, Av. Rio Branco, 583 – Centro.

Mais informações: Tel. (48) 3222-4644.

Recebi e estendo a você, raro leitor, a notícia deste lançamento, que me deixou muito contente. Torcia por essa publicação desde que conheci o seu belo texto, de leitura prazerosa. Estou certo que o jovem historiador Felipe Matos dá uma importante contribuição à história cultural de Santa Catarina e à história do livro no Brasil.


Envio daqui meus parabéns a Felipe. Peço a você, raro leitor, que, se puder estar presente, lhe dê um abraço por mim.

Nenhum comentário: