quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Contos do Velho Nipon na Primavera dos Livros

Luís Antônio Pimentel autografa Contos do Velho Nipon. Foto de Augusto Erthal.

Masanori Ninomiya, o ilustrador da 3a. edição de Contos do Velho Nipon, autografa. Foto de Augusto Erthal.



A leitora conversa com Pimentel enquanto aguardo o seu autógrafo no belo Palácio do Catete.
Ao fundo, Ricardo Hallais fotografa. Foto de Augusto Erthal.

Professora Sonia Regina Longhi Ninomiya, Luís Antônio Pimentel, Masanori Augusto Longhi Ninomiya, o ilustrador, Luiz Augusto Erthal, o editor, e Augusto Erthal, autor do projeto gráfico da bela edição de Contos do Velho Nipon. Foto de Ricardo Hallais.


Alguns registros do lançamento do livro Contos do Velho Nipon, de Luís Antônio Pimentel, realizado no dia 29/11/2008, durante a Primavera dos Livros, nos jardins do Museu da República, antigo Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

A 3a. edição do livro foi uma iniciativa do editor fluminense Luiz Augusto Erhtal, da Nitpress (tel. 55-21-2618-2972), e contou com a colaboração do jovem ilustrador Masanori Ninomiya, que expressou, magnificamente, em traços contemporâneos, a magia dos contos tradicionais da cultura japonesa e de seus personagens eternos.
O projeto gráfico, harmônico e muito bem urdido por Augusto Erthal, inclui a tradução para o japonês, em ideogramas, feita pela professora Nícia Tanaka, do título do livro e dos seus contos: Momo Tarô ou o Filho do Pêssego, O Velho e os Demônios, O Jovem Pescador, O Tito-tico de Língua Cortada, O Ressuscitador de Árvores, o Macaco e os Caranguejos, A Montanha de Katch-Katch, A Aranha Fantasma, A Vingança da Raposinha, O Guerreiro e o Anãozinho, O Machado de Ouro, Kintaro.
O belo volume, cartonado, de 86 páginas, conta ainda com os peritextos "Histórias de ontem, de hoje, e de sempre", de Sonia Regina Longui Ninomiya, "De uma Antologia Telúrica", de R. S. Kahlmeyer-Mertens, "Luís Antônio Pimentel, um Narrador", de Aníbal Bragança, o "Prefácio à Primeira Edição", de Mello Mourão, as "Notas do Editor" e "Dados biobliográficos da Luís Antônio Pimentel", e o registro do "Reconhecimento do Japão ao escritor fluminense".
É imperativo afirmar: Contos do Velho Nipon é uma das opções mais sugestivas para presentear, inclusive neste Natal, crianças, jovens e adultos, nipo-brasileiros ou não, pela sabedoria da tradição japonesa e pelo saboroso texto de Luís Antônio Pimentel, encerrados em belo volume.
PS: Luís Antônio Pimentel estará autografando Contos do Velho Nipon na Livraria Ideal, em Niterói - RJ (Rua Visc. de Itaboraí, 222, Centro - tel. 55-21-2620-7361), no dia 20/12/08, sábado, de 10 às 13h. Se puder, não perca!

Nenhum comentário: