sexta-feira, 6 de junho de 2008

Renovação na História da Imprensa no Brasil

Há muito o clássico de Nelson Werneck Sodré, História da Imprensa no Brasil, merecia ser atualizado e renovado com as pesquisas recentes. O tema cada vez mais desperta interesse entre os estudiosos e estudantes dos inúmeros cursos de Jornalismo, Comunicação Social, História, Política etc.

Os 200 anos de criação da Impressão Régia no Rio de Janeiro comemorados este ano, certamente deram mais motivação para que autores e editores se mobilizassem.
Assim, ano passado, foram lançados os excelentes, História Cultural da Imprensa, Brasil, 1900-2000, de Marialva Barbosa, pela Editora Mauad X, do Rio de Janeiro, e História do Jornalismo no Brasil, de Richard Romancini e Cláudia Lago, pela Insular, de Florianópolis, com um breve e dispensável prefácio deste blogueiro.

Agora, sai pela Editora Contexto, mais uma contribuição para a renovação dos estudos na área. Pela seriedade das organizadoras, certamente se trata de uma excelente obra. Será lançada no próximo dia 25 dejunho, 4a. feira, a partir de 19h., na Livraria Saraiva, em S. Paulo, no Shopping Eldorado, em Pinheiros. Av. Rebouças, 3970. Será um sucesso.


HISTÓRIA DA IMPRENSA NO BRASIL
Ana Luiza Martins e Tania Regina de Luca
(Organizadoras)

Síntese oferecida pela editora:
Qual a relação do cidadão com a imprensa? Qual seu papel ao longo da história? Este livro mostra como a imprensa começou no Brasil em 1808 e como vem atuando duplamente: tanto como observadora quanto como protagonista da nossa história. Os primeiros impressos, a relação com os poderosos, a tecnologia alterando a forma de comunicação; as grandes empresas, a imprensa alternativa, o passado e o futuro da imprensa. Tudo isso é retratado de forma analítica em capítulos contextualizados e recheados de informações. Ao reunir um time de especialistas renomados de diversas áreas, História da imprensa no Brasil impõe-se como obra de referência indispensável nas estantes dos que estudam, dos que respeitam, dos que amam e até dos que temem a imprensa.

Sobra as organizadoras

Ana Luiza Martins é Doutora em História Social pela FFLCH-USP, historiadora do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). Publicou pela Contexto mais dois livros: O despertar da República e História do café.

Tania Regina de Luca, Doutora em História Social pela FFLCH-USP, é professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Unesp/Assis e pesquisadora do CNPq. Pela Contexto é co-autora de História da cidadania e Fontes históricas. Ganhou o prêmio Jon M. Tolman, da Brazilian Studies Association (BRASA) em 2008.

Nossa imprensa, e não só a "grande" imprensa, tem seus pontos altos, admiráveis são suas contribuições em muitos episódios de nossa história, e uma execrável cumplicidade com o poder, quase sempre, mas é indispensável. Conhecê-la por dentro, rara leitora, não é coisa apenas de especialistas e estudantes.

Nenhum comentário: