sexta-feira, 13 de junho de 2008

13 de junho, efemérides: Santo António de Lisboa, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Frei José Mariano da Conceição Veloso

O dia de hoje registra os 777 anos de falecimento de Santo António de Lisboa, um dos maiores pregadores da Igreja Católica, franciscano falecido em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231 e canonizado nesse mesmo dia do ano seguinte. É um dos santos mais venerados no Brasil e em Portugal, sendo cultuado em todo o mundo católico.

Para saber mais, acesse Santo António de Lisboa na Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa

Outro franciscano falecido a 13 de junho foi o botânico e editor Frei José Mariano da Conceição Veloso (14-10-1741/13-6-1811), nascido em Minas, considerado o primeiro naturalista brasileiro, diretor da Casa Literária Arco do Cego (1799-1801), de Lisboa, a primeira editora criada para servir ao desenvolvimento do Brasil, então colônia portuguesa, através do estímulo à leitura, especialmente de manuais técnicos de agricultura, dos quais se destaca a obra O Fazendeiro do Brasil, em 11 volumes. Completam-se hoje 197 anos de seu falecimento. Frei Veloso está sepultado no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, que, em seu conjunto, formado com a Igreja de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco da Penitência, é um dos espaços mais belos e mais visitados pelos católicos na antiga capital do Brasil.

Para saber mais:

Sobre Frei Veloso:
“Sem livros não há instrução”, Frei Veloso
http://ler-e-escrever.blogspot.com/2007/06/sem-livros-no-h-instruco-frei-veloso.html

Personagens da Ciência em Portugal - José Mariano da Conceição Veloso, Instituto Camões:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/ciencia/p16.html

Sobre o Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_de_Santo_Ant%C3%B4nio_(Rio_de_Janeiro)


O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fundado pelo Príncipe Regente D. João, futuro D. João VI, completa hoje 200 anos. Criado, como Jardim de Aclimação (para as plantas exóticas trazidas pela Corte) em 13 de junho de 1808, um mês após a criação da Impressão Régia do Rio de Janeiro, amado como um dos lugares mais aprazíveis da Cidade Maravilhosa, é também grande centro de pesquisas botânicas. Em sua biblioteca encontram-se obras raras, como a Florae Fluminensis, de Frei Veloso.

Para saber mais sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro:
http://www.jbrj.gov.br/index.html

Esta sexta-feira, 13, é, rara leitora, um dia de sorte. Além de marcar o início dos festejos juninos, dos mais populares e alegres do mundo católico, é também dia para se lembrar dos benefícios para o país da vinda da Corte para o Rio de Janeiro, em processo que teve como uma das grandes referências o trabalho político de D. Rodrigo de Sousa Coutinho, ministro de D. João, também o responsável pela criação da Casa Literária Arco do Cego, de Frei Veloso. Para saber mais sobre D. Rodrigo leia a excelente biografia O Conde de Linhares, Dom Rodrigo Domingos António de Sousa Coutinho, escrita pelo Marquez do Funchal, recentemente reeditada no Brasil, em edição fac-similar à original de 1908, pela Thesaurus Editora de Brasília, de Victor Alegria http://www.thesaurus.com.br/ .

Nenhum comentário: