quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Roberto dos Santos Almeida: saudação a Aníbal Bragança




Um dos pontos altos - ao lado do recital de Francisco Frias - da solenidade de entrega do título de Intelectual do Ano a este neoblogueiro foi a bela e generosa saudação feita pelo professor, escritor e crítico Roberto Santos Almeida.

Atendendo a solicitações, colocamos à disposição de nossos raros leitores o seu texto, que começa assim:

Machado de Assis registrou em “Esaú e Jacó” que o “o homem é um alfabeto de sensações”. Hoje, com inegável justiça, a LIVRARIA IDEAL e o GRUPO MÔNACO DE CULTURA homenageiam um homem que soube e sabe dar sensações extraordinárias ao alfabeto, apaixonado que é, desde a infância, pelo mundo das letras.

Brasileiríssimo, nascido em Portugal – precisamente na Vila da Feira (atual Santa Maria da Feira), no distrito de Aveiro – no dia 16 de julho de 1944. Aluno do Colégio Nilo Peçanha e do Liceu Nilo Peçanha, em Niterói, num certo tempo, lá pela década de 60, chegou a gerente de banco, local onde conheceu Victor Alegria, que o iniciou na paixão de sua vida – a arte de ser livreiro. Logo adiante, ao lado dos amigos Renato Silva Berba e Carlos Alberto Jorge, criou a Diálogo Livraria e Editora, certamente um marco cultural na vida de Niterói, mas que, um dia, em plena quartelada militar, foi invadida pela truculência da polícia política, com o nosso homenageado de agora sendo preso. A vida fluiu desde aí, felizmente, e o golpe da ignorância militar morreu, pois, como disse nosso José de Alencar, “só a ignorância aceita e a indiferença tolera o reino das mediocridades”, e o nosso intelectual de 2007/2008 foi ampliando suas atividades como livreiro.

Leia o texto completo, clicando abaixo:

A foto acima é de Ricardo Hallais Walsh.

2 comentários:

Henrique Chaudon disse...

Caro Aníbal:
Pode estar havendo algum problema com o link para o texto do Prof. Roberto. Tentei três vezes e não consegui. Só pra te alertar, abraço.

Henrique Chaudon disse...

Aníbal:
OK!