quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

“O ano do Porco é um ano de plenitude.”

A afirmação acima foi pinçada do livro Manual do Horóscopo Chinês, de Theodora Lau, publicado pela editora Pensamento (7a. edição, p. 210). Mesmo tendo sido num ano do Porco (ou Javali) em que recebi um dos maiores presentes na vida, o nascimento de minha filha Joana, nem sempre ele foi um ano favorável a este neoblogueiro nascido em um ano do Macaco. Entretanto, como acertadamente assinalou o amigo Cláudio Giordano, 2007 foi, para mim, um ano generoso e pródigo em alegrias.

Além de ter recebido a Medalha Professor Felisberto de Carvalho, concedida pela Câmara Municipal de Niterói em reconhecimento a serviços prestados na área da Educação, por iniciativa do vereador André Diniz, atual Secretário de Cultura, e o título Intelectual do Ano, concedido pelo Grupo Mônaco de Cultura, presidido por Luís Antônio Pimentel, honrarias que devemos, especialmente, às amizades construídas através de e com os livros (leia algumas referências do que disseram sobre livros e amizade o nosso poeta maior, Carlos Drummond de Andrade, e o filósofo alemão Peter Sloterdijk, em nossa postagem de abril de 2007, dia 6 - no arquivo, ao lado), tivemos também, no âmbito dos trabalhos acadêmicos, excelentes notícias.

O LIHED (Núcleo de Pesquisa sobre Livro e História Editorial no Brasil), que coordenamos no IACS/UFF, teve dois projetos aprovados para o recebimento de apoios: "Memória Editorial: preservando fontes primárias para a história da vida literária brasileira (1854-1954)", aprovado no Programa Petrobrás Cultural e na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), do MinC, irá receber investimentos com base na Lei Rouanet.

E, ainda, o projeto para a criação do Centro de Memória Editorial na Universidade Federal Fluminense (UFF), submetido à Faperj (Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), também foi aprovado e já teve recursos liberados para sua implementação.

Assim, após um ano de colheitas, podemos esperar que 2008 seja um ano de muitos trabalhos e, assim, uma grande oportunidade de crescimento.

Obrigado a Deus e aos homens e mulheres participantes desta comunidade de amor aos livros, à vida, à ética, à amizade desinteressada, pelo ano de plenitude que nos foi dado vivenciar em 2007.

Boas Festas e um Ano Novo de realizações e sucessos, de paz e felicidade, é o que lhes desejamos, rara e raro leitores, responsáveis pelo tempo que dedicamos a este espaço, criado a 3 de março de 2007, com uma postagem em homenagem à relação da criança com o livro, através das experiências de minha neta Ana, filha de Joana, meu presente maior em 1971, um Ano do Porco.

Um comentário:

Henrique Chaudon disse...

Aníbal:
Parabéns pelos projetos que foram acolhidos. Parabéns por seu trabalho, de agora e de sempre.
Parabéns aos que como V. trilham as sendas da boa amizade. Um grande ano para todos nós, seus raros e raras leitoras; e saúde, paz e felicidade para o 'neoblogueiro'e os que lhe são caros e próximos!