terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

II Seminário Lihed




É com satisfação que comunico a você, raro leitor, que está tudo sendo preparado com muito carinho para que o II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial (II Lihed) seja um encontro memorável para todos os que estudam, pesquisam e trabalham no campo do livro, da leitura e da história editorial.

A abertura será na Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro, com o "Diálogo Brasil-França: Livros e leituras: teorias e práticas", no dia 11 de maio; a seguir, nos dias 12 e 13 teremos o "Colóquio Internacional: Arquivos, Memória Editorial e História da Vida Literária" na Academia Brasileira de Letras, onde também será feita a abertura do II Lihed com a conferência de Jean-Yves Mollier, da Université de Versailles-Saint-Quentin en Yvelines - UVSQ (França), "A história do livro e da edição, observatório privilegiado do universo mental dos homens dos séculos XVIII a XX". Os dias seguintes terão sua programação desenvolvida na Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

Muitos convidados nacionais já confirmaram a presença, assim como os convidados franceses: Roger Chartier, Jean-François Botrel, Diana Cooper-Richet, Michel Melot, Frédéric Barbier e André Vauchez, e também Manuela D. Domingos, da BN-Lisboa.

O site do Seminário www.uff.br/lihed estará acessível, a partir de amanhã, 11 de fevereiro, com as informações gerais, inclusive sobre inscrições. Participe!