terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

II Seminário Lihed




É com satisfação que comunico a você, raro leitor, que está tudo sendo preparado com muito carinho para que o II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial (II Lihed) seja um encontro memorável para todos os que estudam, pesquisam e trabalham no campo do livro, da leitura e da história editorial.

A abertura será na Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro, com o "Diálogo Brasil-França: Livros e leituras: teorias e práticas", no dia 11 de maio; a seguir, nos dias 12 e 13 teremos o "Colóquio Internacional: Arquivos, Memória Editorial e História da Vida Literária" na Academia Brasileira de Letras, onde também será feita a abertura do II Lihed com a conferência de Jean-Yves Mollier, da Université de Versailles-Saint-Quentin en Yvelines - UVSQ (França), "A história do livro e da edição, observatório privilegiado do universo mental dos homens dos séculos XVIII a XX". Os dias seguintes terão sua programação desenvolvida na Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

Muitos convidados nacionais já confirmaram a presença, assim como os convidados franceses: Roger Chartier, Jean-François Botrel, Diana Cooper-Richet, Michel Melot, Frédéric Barbier e André Vauchez, e também Manuela D. Domingos, da BN-Lisboa.

O site do Seminário www.uff.br/lihed estará acessível, a partir de amanhã, 11 de fevereiro, com as informações gerais, inclusive sobre inscrições. Participe!

4 comentários:

Regina Fernandes disse...

Olá Aníbal!
Estarei presente com certeza, a inscrição faço assim que voltar das férias e obrigada por nos manter sempre informados.
Abração

Beatriz Vieira disse...

Olá Aníbal

Tenho buscado programações nessa área.. mas RJ para mim não é possível no momento.
Passei para avisar que estamos com discussões interessantes sobre a escrita no meu blog.

abraços

Andrea Carvalho Stark disse...

Parabéns pela programação do Seminário, interessantissima e imperdível. Só lamento não haver uma menção sequer a Francisco de Paula Brito, editor do século XIX, justamente nesse ano em que se completam cem anos de seu nascimento. Pretendo preencher essa lacuna enviando alguma proposta pois tangencio a vida e obra de Paula Brito em uma pesquisa que atualmente desenvolvo. Só não sei se vou conseguir a tempo, pois somente agora soube do seminario. Inclui uma breve divulgação sobre o seminario no meu blog http://agrinalda.blogspot.com E acho que conheci vc pessoalmente qdo trabalhava na Ed Fco Alves, e vc pesqusiava os acervos do Fco Alves com Carlos Leal, mto tempo... Abçs e parabéns.

Luciana Pessanha Pires disse...

Que delícia ler o seu blog! Parabéns! Gostei daqui.
Abraços