sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Segundo Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita

Estes dias, rara leitora, pude desfrutar do convívio de colegas que, como eu, foram convidados para fazer palestras ou conferências nesse importante Colóquio realizado em Belo Horizonte, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, promovido pelo CEALE/UFMG e Programas de Pós-grduação em Educação da FaE/UFMG, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ/MG) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), ocorrido entre 11 e 13 de agosto de 2008.

Na primeira mesa-redonda da programação “Alfabetização, tecnologias da comunicação e formação da cultura letrada”, coordenada por Cecília M. A. Goulart, da FE/UFF, fizemos nossa breve palestra sobre Tecnologias da Comunicação e Formação da Cultura Letrada, após Isabel Frade, do CEALE/FaE/UFMG, apresentar os bons resultados de sua pesquisa em andamento sobre alfabetização em Minas Gerais.

Foi um privilégio estar ao lado de importantes pesquisadores da Cultura Escrita no Brasil e no Exterior, como Francisca Maciel, diretora do CEALE, Marildes Marinho, coordenadora geral do Colóquio, Célia Abcalil Belmiro, ambas da UFMG, Maria do Socorro A. N. Macedo (UFSJ), Gunter Kress (Universidade de Londres), Judith Kalman (CINVESTAV/México), Glória H. Flores (UNAM/México), Brian Street (Universidade de Londres), dentre outros.

O enriquecimento acadêmico, de valor inestimável, e o cultivo da fraterna amizade foram marcas desses dias que me afastaram deste convívio virtual, que retomo agora, agradecendo os últimos comentários que contribuem sempre para dar sentido às postagens aqui lançadas em busca do raro leitor, amigo em leituras, livros, escrituras, sebos e outras livrarias, editoras, bibliotecas...


Para saber mais sobre o CEALE, acesse:
www.fae.ufmg.br/ceale

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá professor Aníbal meu nome é Olívia Ferreira do Couto, sou acadêmica do 8º semestre do curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso( UNEMAT).Fui a esse evento foram proveitosas as discussões sobre Letramento e cultura escrita, talvez lembre de mim, eu pedi para me auxiliar na confecção de uma pergunta para a conferencista Glória H. Flores Gostei muito de sua palestra,sou bolsista de iniciação cientifica e tenho muito interesse em fazer mestrado na UFF nessa área.
oliviafcouto@gmail.com