O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.
Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.
Este texto, rara leitora, assinado pelo Prof. Fernando Haddad, Ministro da Educação do Brasil, tendo como epígrafe "Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro", frase creditada ao Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam, Presidente da Índia, apresenta a “missão” do Portal Domínio Público. Circulam textos pela Internet alertando que a iniciativa corre risco por alegado pouco uso. Entretanto, as estatísticas, mostram que desde sua inauguração em novembro de 2004 até maio último o portal recebeu quase 10 milhões de visitas. Para alguns pode ser pouco, para outros, não.
A questão da Biblioteca Digital ser ou não um caminho para se ter acesso aos livros em domínio público, clássicos em geral, é complexa, mas, como os próprios usuários demonstram, tem um sentido e uma utilidade relevantes.
E você, rara leitora, já conhece e usa o Portal Domínio Público? Quer conhecer? Clique:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Em tempo: Dentre os 10 livros mais acessados, 3 são de Fernando Pessoa, 2 de William Shakespeare, Machado de Assis e Dante Alighieri aparecem com 1 obra cada. Mas há na lista autores que são surpreendentes.
E tem muito mais o Portal Domínio Público: teses, músicas, vídeos etc. Faça uma visita agora, rara leitora, e deixe aqui suas impressões e comentários sobre essa iniciativa do governo brasileiro. Será que favorece as práticas de leitura em nosso país?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Esse portal é ótimo,muito bom mesmo.
Já baixei varias obras.
Postar um comentário