sexta-feira, 28 de março de 2008

Direitos autorais, novas tecnologias, livros, leituras e criação cultural contemporânea

Um olhar penetrante sobre o que está acontecendo na criação cultural contemporânea é o que se percebe ao ler o artigo de Bruno Dorigatti “Pirata bom, pirata mau” na Revista virtual Idiossincrasia. Convido-o, raro leitor, a acessar o excelente Portal Literal para ler o texto e também a fazer seu comentário: http://portalliteral.terra.com.br/Literal/calandra.nsf/0/A804FE1CDFCBD8AF032574160051A555?opendocument&pub=T&proj=Literal&sec=Reportagens

Aproveite para ver e ouvir no mesmo portal, na TV Literal, a entrevista concedida por este blogueiro, em 2005, durante a Primavera dos Livros, no Rio de Janeiro, ao mesmo Bruno Dorigatti, sobre o I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial, ocorrido em 2004, em que se fala sobre a leitura e o livro no Brasil diante dos novos desafios tecnológicos.
http://portalliteral.terra.com.br/Literal/calandra.nsf/0/62334BEFD20DAD2E0325708C006B5F53?OpenDocument&pub=T&proj=Literal&sec=TV%20LITERAL

E lá há muitos outros ótimos vídeos disponíveis, a conferir.

Para conhecer mais sobre o que foi o I Seminário, inclusive ver as fotos e ter acesso aos textos lá apresentados, visite o sítio Livro e História Editorial:
http://www.livroehistoriaeditorial.pro.br .

O Colóquio Internacional: “Arquivos, memória editorial e história da vida literária” e o II Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial ocorrerão em novembro, de 3 a 6, no Rio. Mais notícias em breve. Participe.

Nenhum comentário: